twitter
rss




 Educação ambiental para crianças


Atividade Com Sucata Para crianças de 7 anos



Materiais: quaisquer um desde que sejam recicláveis, as opções são:
Garrafa Pet;
Caixa de ovo;
Bolas e pratos de isopor;
Caixa de fósforo (sem fósforo);
Sacola plástica;
Caixas de sapato;

Rolos de papel;
Latas de molho de tomate com tampinhas;
Potinhos de requeijão (com tampinhas).


Desenvolvimento da Atividade:
- Levar os alunos até uma sala vazia somente com os materiais citados.
- Deixá-los livres para brincarem do que quiserem, sem necessariamente ser com os materiais.
- Durante suas brincadeiras não intervir em nenhuma situação a menos que fuja do normal.
- Observar do que, de que forma e com o que estão brincando.


Durante a Atividade:
- Perceber se os alunos mexeram ou não nos materiais
- Perceber se inventaram novas formas para os objetos

Ex: As latas de molho de tomate, potinhos de requeijão e tampinhas. na imaginação infantil podem virar copinhos, pratinhos, suporte para colocar algo ( dentro ou fora); Os rolos de papel podem virar lunetas; As caixa de fósforo pode virar celular, ou gaveta para casinha de boneca imaginária, etc..

- Perceber se nas brincadeiras que os alunos fazem eles misturam os materiais.


Aprendizagem de Acordo com a atividade:
- Durante a atividade livre, ocorre a interação das crianças ao dividirem vários materiais diferentes, ou também durante as brincadeiras que elas fazem sozinhas sem uso de material.

- A criança desenvolve a sua criatividade, dando outro tipo de uso para materiais que nem sempre são usados em sala de aula.

- Durante a brincadeira desenvolve a coordenação motora e mental, motora pelo seu esforço físico ao desenvolver as brincadeiras, e mental ao ser estimulada a brincar do que quiser, assim pensando em brincadeiras e o que pode ou não usar para isso.


ATIVIDADE DIRIGIDA: 

Materiais:
Garrafa Pet;
Caixa de ovo;
Bolas e pratos de isopor;
Caixa de fósforo (sem fósforo);
Sacola plástica;
Caixas de sapato;
Rolos de papel;
Latas de molho de tomate (com tampinhas);
Potinhos de requeijão (com tampinhas).


DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE:
-Propor para as crianças que inventem alguma utilidade para os objetos.

- Depois de “úteis” cada um irá explicar o que o seu objeto virou  ( sem alterar em nada a estrutura do objeto, somente na imaginação).

- Explicar que os objetos, parecem ser descartáveis, porém podem virar outras coisas e não só na imaginação.

- Explicar que esse processo se chama reutilização, e explicar o quanto a reutilização pode ser boa para a gente.

- Propor aos alunos, que façam juntos com a professora novos objetos.

- Ensinar a encapar caixas, a fazer pintura em potes, latas, papelão, ensinar como se deve cortar e colar certos materiais

- Estimula-los a gostarem da atividade fazendo coisas do uso deles, como por exemplo:
.Corda para pular feita de sacola plástica;
.Gavetinhas para roupa de boneca com caixa de fósforo decorada;
.Microfone com bolas de isopor e palitos de sorvete;
.Caixa personalizada para guardas seus objetos escolares ou brinquedos;



APRENDIZAGEM DE ACORDO COM A ATIVIDADE:
- Durante a atividade, a criança desenvolve coordenação motora e habilidade para mexer com vários tipos de materiais, texturas, etc...

- Desenvolve a criatividade, ao imaginar no que pode virar um certo objeto.

- Aprende a diferenciar o que é lixo, e o que pode ser reutilizado.

- Adquiri um conhecimento, básico porém útil do que é reciclagem e para que serve.

- Tudo isso além de promover interação entre os alunos e diversão enquanto se aprende.

 
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Ideias muito boas para ser compatilhadas em sala de aula com nossos alunos

Postar um comentário